XVI - Liberdade



liberdade | s. f. | s. f. pl.

liberdade (latim libertas, -atis) s. f.s. f.

1. Direito de proceder conforme nos pareça, contanto que esse direito não vá contra o direito de outrem.

2. Condição do homem ou da nação que goza de liberdade.

3. Conjunto das ideias.idéias.ideias liberais ou dos direitos garantidos ao cidadão.

4. [Figurado] [Figurado] Ousadia.

5. Franqueza.

6. Licença.

7. Desassombro.

8. Demasiada familiaridade.

liberdadess. f. pl.s. f. pl.


Fonte: www.priberam.pt


Liberdade é algo tão subjetivo quando aplicada entre indivíduos que convivem em grupo, que se torna virtualmente impossível tê-la plenamente.

Este talvez seja o principal motivo pelo qual grupos tentam, e muitas vezes conseguem, inibir, coibir, proibir e outros "*ibir" toda a liberdade.

É um grande risco ao poder, ter liberdade. Com liberdade o poder, na sua forma como é conhecida, torna-se obsoleto e sem efeito.

Como um grupo de 5 ou 6 indivíduos poderiam controlar um grupo maior de 200 milhões, se houvesse liberdade? Um tanto quanto difícil.

Então a forma é deturpar todos os conceitos básicos de liberdade e ensiná-los ao povo, que desta forma serão escravos e dependentes da busca pela liberdade, que é tornar-se uma prisão sem muros.

Contraditório ou paradoxal? Nem tanto!

A mais perigosa e destrutiva de todas as prisões: a própria mente. Faça-a crer nessa liberdade, que é moldada para servir a um grupo pequeno e o povo, crente de estarem lutando pela liberdade, estarão lutando pela manutenção de sua própria escravidão e subserviência. Isso sem perceber o que estão fazendo.

É passado entre gerações e gerações. Não há questionamentos, pois se houver, estes seriam tratados como aberrações. Bem típico.

Ter liberdade para trabalhar, pagar impostos, reclamar e protestar contra as injustiças sociais e desequilíbrios do ecossistema entre outros muitos temas sociais bem peculiares. Lutar pela manutenção e equilíbrio do que chamo de caos controlado.

Um caos artificial e previsível sem nenhum dos conceitos do principio da incerteza ou qualquer outro de origem natural.

Mas e o indivíduo? Onde está essa figura importante? O personagem dessa realidade virtual que é este mundo, entre outros muitos?

Não lhe é mostrado o valor do indivíduo num grupo. É dado um preço, mas não lhe é mostrado valores.

Quando é dito individualidade, as pessoas já estão condicionadas a verem de forma pejorativa, com todos os julgamentos preconcebidos, como sendo um se sobrepondo sobre o outro ou outros.

É mostrado um modelo de individualidade onde a competição e concorrência entre estes indivíduos é extremamente necessária para a sobrevivência. Enquanto brigam entre si, esquecem o inimigo real. Simples, básico, normal.

Liberdade é: controle de si próprio e que você tem em sua totalidade. Mas somente até o exato momento em que se faz uso dessa liberdade, porque em seguida ela lhe é tirada tão rápido que a sensação é de que nunca se teve nada. E é exatamente isso.


Liberdade - 15 Dez 2012 11:53h.

LowCypher Augur